Para o Sindifisco, embora as auditoriais do TCU sejam rotina na Receita Federal, o motivo da nova inspeção é restrito à “indignação de um contribuinte em especial”, se referindo ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, um dos investigados.
O TCU vai apurar os métodos de trabalho da “equipe especial de fraudes”, que investiga secretamente o patrimônio de “agentes públicos”, conforme notícia da ConJur do início de fevereiro.
Leia a nota:
Auditorias realizadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) nos órgãos públicos, inclusive na Receita Federal, são rotina. Entretanto, a motivação específica trazida nesse caso chama a atenção, demonstrando que a engrenagem do Tribunal de Contas foi movida em razão da indignação de um contribuinte em especial, o ministro do STF, Gilmar Mendes.
Há como pano de fundo uma disputa histórica entre os órgãos, onde o TCU insiste em ter acesso integral e detalhado de todos os dados dos sistemas da Receita Federal e dados econômicos dos contribuintes, contrariando previsão do Código Tributário Nacional. Aparentemente, aproveitando-se do incidente, o TCU quer aumentar a pressão sobre o Fisco.
Fonte: Consultor Jurídico