Nova funcionalidade interage com os usuários, responde as principais dúvidas e traz serviços ao empregador. Novo modo de visualização da folha de pagamento e pesquisa de satisfação também são disponibilizados.
O Módulo Web Doméstico do eSocial vem passando por reformulações que visam a facilitar a vida do empregador. Além das diversas funcionalidades que foram disponibilizadas desde novembro do ano passado (assistente “passo a passo” para férias e desligamento, lançamento automático da primeira parcela do 13°, alertas na página principal, reajuste salarial simplificado), mais uma ferramenta vem agregar simplicidade ao sistema: o Assistente Virtual.
O Assistente é um chatbot, ou seja, um robô com inteligência para interagir com o usuário e responder as principais dúvidas. Com ele, o usuário contará com um auxílio permanente para o uso do módulo Web. Além de responder as dúvidas, o assistente também alerta o usuário nos casos em que ele deve atentar para o cumprimento de prazos ou quando houver a necessidade da atuação no sistema (por exemplo, quando houver folhas de pagamento antigas que não ainda foram encerradas).
O Assistente traz outras funções: é possível realizar algumas tarefas durante o próprio diálogo (por exemplo, reajustar o salário do empregado) ou mesmo acessar as ferramentas passo-a-passo (férias ou desligamento). Além disso, nos casos em que o usuário não encontrou resposta para seu questionamento, o atendimento feito pela Central pode ser acionado. Ou seja, é mais um canal de atendimento disponibilizado para os usuários.
O acesso ao assistente está localizado no canto inferior direito da tela, no ícone.
Visualização da folha de pagamentos.
Além do formato de lista da relação de trabalhadores na folha de pagamento, o empregador poderá alterar a exibição para o formato de cartões.
Ao acessar a folha, o sistema apresenta ao usuário uma SUGESTÃO de valores de remuneração para os trabalhadores mensalistas e quinzenalistas. Tais valores são calculados com base no último salário contratual. Os valores sugeridos somente serão salvos no eSocial após o encerramento da folha. O empregador deverá clicar sobre o nome do empregado para editar o salário ou incluir horas extras, faltas, adicional noturno, vale-transporte etc.
Pesquisa de satisfação
Após diversas melhorias nas funcionalidades e simplificação de processos do eSocial Doméstico, foi disponibilizada nova rodada da pesquisa de satisfação para avaliar a percepção dos usuários. O empregador terá acesso ao link da pesquisa logo após o login, na tela inicial do sistema. Sua participação é importante para a melhoria contínua dessa ferramenta.
Fonte: http://portal.esocial.gov.br/noticias/todasnoticias
Trabalhista/Previdenciário
Tributanet consultoria