Indiano que luta para erradicar trabalho infantil abre seminário no TST
Os desafios para a erradicação do trabalho infantil são tema da conferência de abertura que será proferida pelo ativista indiano Kaylash Satyarthi, logo mais às 20h, no Seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho. Responsável pela libertação de mais de 60 mil crianças exploradas, Kaylash é fundador-presidente da Marcha Global contra o trabalho infantil e da Coalização Sul-Asiática sobre escravidão infantil.
O evento, realizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e pelo Tribunal Superior do Trabalho, tem como objetivo promover o debate com a sociedade. De hoje a quinta-feira (11) autoridades do executivo, legislativo e judiciário, acadêmicos e organizações não governamentais estarão reunidos em Brasília para propor novos rumos na luta contra a exploração de milhares de crianças e adolescentes brasileiros.
O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook, e já estão confirmadas as presenças do presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, e da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Segundo dados da última PNAD (Pesquisa Nacional por amostragem domiciliar do IBGE,2011), são mais de 3,6 milhões de crianças e adolescentes trabalhando em todo o país. No topo do ranking de exploração estão São Paulo (510.276), Minas Gerais (394.292) e Bahia (363.609).
Dentre os temas discutidos no seminário estão o trabalho infantil doméstico, esportivo e artístico. Também a competência para autorizar o trabalho de menores de 14 anos será alvo de debates.
A mostra “Às vezes criança. Um quase retrato de uma infância roubada” é destaque na programação. O fotógrafo Sérgio Carvalho clicou crianças e adolescentes sendo explorados em diversos estados brasileiros: no corte de cana, pedreiras, comércio, criação de gado, e até mesmo em lixões. As fotografias estão expostas em grandes formatos, na Sede do TST, onde ocorre o seminário.
(Rafaela Alvim)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
imprensa@tst.jus.br