O diretor de tecnologia da informação da Fenacon, Helio Cesar Donin Junior; o presidente do Sescon Rio de Janeiro, Arnaldo dos Santos Júnior; e o diretor do Sescon são Paulo, Alexandre de Carvalho, estiveram na sede do Ministério da Fazenda na última segunda-feira (13), em Brasília. Eles se reuniram com o Assessor Especial da Receita Federal, Altemir de Melo, e técnicos do órgão com o objetivo de tratar de avaliações da pesquisa sobre horas gastas pelas empresas para prestar informações sobre pagamentos de impostos no país.
Em maio desse ano foi realizada – entre empresas de serviços contábeis de São Paulo e do Rio de Janeiro – pesquisa sobre o indicador Pagamento de Impostos, a ser utilizado pelo Banco Mundial para elaboração de relatório Doing Business. O resultado do estudo deve ser divulgado em breve.
O assessor especial solicitou que a Fenacon, em conjunto com os Sescons São Paulo e Rio de Janeiro – sindicatos da base das empresas onde foi realizada a coleta de dados – avaliem os questionários respondidos para sanar quaisquer dúvidas antes de consolidar o relatório final.
De acordo com Altemir, a credibilidade e importância do sistema Fenacon em analisar esses dados e identificar gargalos mais difíceis ao empresariado é essencial para atingir o objetivo da pesquisa. “Esse é um trabalho fundamental para vermos a realidade do país e tem consistência para apresentarmos os resultados ao governo”, avalia.
Fonte: Fenacon