Documento pode ser emitido apenas quando o empregador não possui irregularidades junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Para garantir que empregadores não possuem pendências com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), diversas instituições exigem o Certificado de Regularidade do FGTS. A emissão do documento é feita para aqueles que não estão em situação irregular, e podem ser primordiais para liberação de crédito, por exemplo. Confira como emitir o documento:

O que é o certificado de regularidade do FGTS?

O Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) é um documento que comprova a regularidade tanto da empresa quanto do colaborador com o Fundo de Garantia. Ou seja, comprova que o empregador está depositando o valor do FGTS de seus funcionários mensalmente.

Também é conhecida como certidão do FGTS, e é a mesma coisa que a Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social (CND), que é um documento que confirma a regularidade das empresas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

– CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE –

Órgãos públicos podem solicitar o documento durante licitações. A regularidade para com o FGTS é uma situação apurada pela Caixa Econômica federal. Para estar regular perante o FGTS, o empregador deve estar em dia:

  • com as obrigações para com o FGTS, considerando os aspectos: financeiro, cadastral e operacional;
  • com o pagamento das contribuições sociais instituídas pela Lei Complementar nº. 110/2001;
  • com o pagamento de empréstimos lastreados com recursos do FGTS.​

Além do cumprimento das obrigações com os trabalhadores, a regularidade é condição obrigatória para participação em licitações públicas e demais situações previstas nas Leis 8.036/90 e 9.012/95. Uma empresa com FGTS irregular deixa de conseguir créditos, como empréstimos ou financiamentos, e também não pode prestar serviços ao setor público ou participar de licitações.

Como emitir e imprimir o certificado de regularidade do FGTS?

  1. Acesse o site da Caixa e clique no menu “Benefícios e programas”;
  2. Clique em “FGTS”;
  3. Selecione “FGTS acesso rápido”;
  4. Selecione a opção “consultar CRF”;
  5. Digite o CNPJ da sua empresa;
  6. Insira o código de verificação;
  7. Você será direcionado para uma outra tela, onde deve clicar em “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS”;
  8. Ao clicar em “Visualizar”, você poderá imprimir o documento.

 

Fonte: Secretaria do Trabalho 

Trabalhista / Previdenciario

Tributanet Consultoria