Pesquisa aponta que a taxa de desocupação ficou em 11,6% frente a 11,2% no trimestre anterior (setembro, outubro e novembro de 2019)
O desemprego aumentou e atingiu 12,3 milhões de brasileiros no trimestre encerrado em fevereiro, segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (31).
A pesquisa aponta que a taxa de desocupação ficou em 11,6% frente a 11,2% no trimestre anterior (setembro, outubro e novembro de 2019), com mais 479 mil pessoas desempregadas.
Normalmente, o aumento do desemprego neste período do ano se dá devido às demissões dos funcionários temporários contratados para o Natal. No entanto, neste ano, o aumento foi justificado pdlos setores de construção (-4,4%), administração pública (-2,3%) e também pelos serviços domésticos (-2,4%).
Em contrapartida, a taxa diminuiu frente ao mesmo período de 2019, quando o desemprego era de 12,4% e atingia 711 mil pessoas a menos. Beringuy fiz que “essa queda foi causada pelo crescimento no número de pessoas ocupadas (1,8 milhão), o que impediu a taxa de crescer nessa comparação”.
Metodologia da pesquisa
O IBGE faz a coleta de dados pessoalmente, mas, devido a pandemia no novo coronavírus, a pesquisa está sendo realizada por telefone. Segundo o órgão, quem quiser confirmar a identidade do entrevistador no momento da ligação pode acessar o site ” Respondendo ao IBGE”.
Fonte: SIte IBGE
Trabalhista / Previdenciario
TributaNet Consultoria