Autuações são frutos de dívidas de impostos devido a movimentações financeiras fraudulentas.
A Receita Federal já autuou empresas e pessoas físicas envolvidas na Operação Lava Jato em R$ 13,4 bilhões referentes a impostos devidos em movimentações fraudulentas nos últimos quatro anos. O número, resultante de 2.862 investigações fiscais, foi divulgado na agência de Santos, durante a celebração dos 50 anos da criação do órgão no Brasil, celebrados nesta terça-feira (13).
O montante pode ser muito maior até que terminem as investigações da Receita, da Política Federal e do Ministério Público, mas a arrecadação do valor correspondente a sonegação e isenções indevidas de dinheiro fruto da corrupção deve levar pelo menos 15 anos.Auditor fiscal da agência de Santos e integrante de uma equipe de 80 auditores atuantes em todo o Brasil nos processos ligados à Lava Jato, Flávio Correa Prado afirmou que a maior parte das autuações ainda está em fase de cobrança ou de contestação administrativa ou judicial por parte dos envolvidos.
Do total já autuado, R$ 3,8 bilhões foram parcelados por um Refis especial (programa de refinanciamento) em até 180 parcelas.
Fonte: A Tribuna