A implantação do eSocial foi organizada por meio de um cronograma, dentro deste cronograma os empregadores foram divididos em 4 grupos.
Pois bem, no mês de janeiro de 2023 a última fase do cronograma do eSocial começa para as empresas integrantes do grupo 4, o envio dos eventos SST.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e entenda mais sobre o envio dos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para o grupo 4.
O cronograma do eSocial para o grupo 4
O grupo 3 é maioria, pois grande parte das pessoas jurídicas do Brasil são micro e pequenas empresas, esse grupo começou a realizar o envio dos eventos SST em janeiro deste ano (2022).
Junto com o grupo 3, o grupo 2 também começou a enviar as informações SST esse ano, o grupo 1 começou antes, e em 2023 será a vez do grupo 4.
O grupo 4 é composto por órgãos públicos e organizações internacionais, veja abaixo o cronograma para este grupo:
- 1ª Fase: 21/07/2021 – Apenas informações relativas aos órgãos, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas;
- 2ª Fase: 22/11/2021 – Nesta fase, os entes passam a ser obrigados a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos). Ex: admissões, afastamentos e desligamentos;
- 3ª Fase: 22/08/2022 – Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento (de todo o mês de agosto/2022);
- 4ª Fase: 01/01/2023 – Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde no trabalho (SST).
Envio dos dados SST
Portanto, a partir do 1º dia do mês de janeiro de 2023 vai se iniciar o período para envio das obrigações dos eventos em Segurança e Saúde no Trabalho para órgãos públicos, organizações internacionais e outras instituições extraterritoriais, para o eSocial.
Confira abaixo os três principais eventos SST que devem ser enviados:
- S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
- S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Agentes Nocivos.
Conclusão
O envio dos eventos de Segurança e Saúde no trabalho para o grupo 4 vão começar no primeiro dia do ano de 2023, por este motivo, é importante que os profissionais que manipulam o eSocial dessas pessoas jurídicas estejam informados.
Portanto, lembre-se da data do envio e já comece a se organizar para enviar os eventos SST em 2023, se organize para evitar imprevistos para sua empresa, junte todos documentos necessários e fique preparado.
Fonte: Jornal Contábeis