DOE de 28/12/2017
Altera a Lei n° 8.820, de 27 de janeiro de 1989, que institui o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a
Lei seguinte:
Art. 1° Na Lei n° 8.820, de 27 de janeiro de 1989, que instituiu o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação e dá outras providências, ficam inseridas as seguintes alterações:
I – no art. 33, é dada nova redação ao “caput” do § 1° e fica acrescentada a alínea “h”, conforme segue:
“Art. 33. ……………………. …………………………………..
§ 1° O disposto neste artigo exclui a responsabilidade dos contribuintes substituídos em relação ao pagamento do imposto devido nas operações internas subsequentes por eles promovidas com mercadorias submetidas ao regime de substituição tributária, exceto:
…………………………………..
h) na hipótese em que o preço praticado na operação a consumidor final seja superior à base de cálculo utilizada para o cálculo do débito de responsabilidade por substituição tributária.”;
II – fica acrescentado o art. 36-A à Subseção II da Seção III do Capítulo VII do Título I, conforme segue:
“Art. 36-A Para fins da complementação do imposto decorrente da hipótese prevista na alínea “h” do § 1° do art. 33 ou da restituição do imposto prevista no § 5° do art. 37, o regulamento definirá a forma, o prazo e as condições para o cálculo do imposto decorrente da diferença entre o preço praticado na operação a consumidor final e a base de cálculo utilizada para o cálculo do débito de responsabilidade por substituição tributária.
Parágrafo único. No cálculo do imposto previsto no “caput”, deverão ser consideradas todas as operações do estabelecimento realizadas no período de apuração.”;
III – no art. 37, fica acrescentado o § 5° com a seguinte redação:
“Art. 37. ……………………. …………………………………..
§ 5° Na hipótese em que o preço praticado na operação a consumidor final seja inferior à base de cálculo utilizada para o cálculo do débito de responsabilidade por substituição tributária, o Poder Executivo poderá, em substituição ao disposto nos §§ 1°, 2° e 4° deste artigo, definir forma diversa de restituição do valor apurado conforme disposto no art. 36-A.”
Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 27 de dezembro de 2017.
JOSÉ IVO SARTORI,
Governador do Estado.
Registre-se e publique-se.
FÁBIO DE OLIVEIRA BRANCO,
Secretário Chefe da Casa Civil.