Quem fez a consulta prévia no Sistema Valores a Receber do Banco Central e tem dinheiro a receber poderá realizar a transferência a partir do dia 7 de março. Para o procedimento, é fundamental que o contribuinte tenha login com nível ouro ou prata na plataforma Gov.br, por se tratar de informações que exigem grau de segurança maior para acesso e realização de transações.
Caso haja algum recurso a receber, o cidadão será informado sobre a data para acessar o serviço e, então, poderá ter acesso ao valor e à possibilidade de transferência do recurso.
A pessoa que ainda não tem conta na plataforma, poderá fazê-la a qualquer momento e resgatar os valores esquecidos.
Segundo o Banco Central, o valor esquecido deste início de 2023 abarcará 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas, chegando ao total de R$ 6 bilhões.
Outra novidade é a consulta de valores a receber de pessoas já falecidas. Para receber o dinheiro, então, será preciso ser herdeiro, testamentário, representante legal ou inventariante da pessoa que faleceu para acessar o sistema Contudo, nesse caso específico, para detalhes de transferência do valor e documentações necessárias para a transação, o cidadão deverá entrar em contato com a instituição bancária onde está o dinheiro.
Da Redação do Portal Dedução
Danielle Ruas
Fonte: Portal Dedução