1- Paguei a primeira parcela do FGTS, mas ainda não consta a baixa, posso gerar mesmo assim a segunda parcela?
Sim, mesmo que não tenha dado baixa ainda na primeira parcela, o sistema atualizou para possibilitar a emissão da segunda nessas condições – após o processamento, terá os ajustes – se necessários nas demais parcelas.
.
.
◽️2- Gerei a primeira parcela via GRFGTS e o valor foi diluído nas 5 parcelas restantes, zerando a primeira parcela NÃO paga, o que fazer?
Pode gerar e pagar a segunda parcela normalmente, e aguardar os ajustes nas demais parcelas.
.
.
▫️3- O valor do 13ºSalário não entrou no Parcelamento, o que fazer?
Não precisa fazer nada, esse valor a Caixa já informou que irá entrar na 4ª à 6ª parcela.
.
.
▫️4- Não consta no parcelamento a competência 05/2020, o que fazer?
Primeiramente deve verificar se realmente foi enviado essa competência na modalidade 1 até dia 20/06. Se estiver tudo ok, enviar para o email gepas14@caixa.gov.br a GFIP enviada e o extrato de origem onde não consta a competência, para a Caixa fazer a inclusão manual. (Serve para todas as competências que não entraram)
.
.
▫️5- Sumiu a 2ªParcela, posso fazer via Sefip o pagamento?
Ainda não teve essa orientação por parte da Caixa para recolher a segunda parcela via Sefip. Houve uma falha no sistema e a Caixa já está providenciando os devidos ajustes para as parcelas que sumiram– então como a guia vence em 07/08 vamos aguardar o ajuste para emissão via GRFGTS.
.
.
▫️6- Tem como quitar o parcelamento de uma vez na mesma guia?
Após a última atualização que o sistema teve, não é mais possível gerar as 6 parcelas dentro da mesma guia. Mas é possível que gere separadamente cada parcela para quitação total do parcelamento.
.
.
▫️7- Como dar baixa na primeira parcela, que ainda não consta no sistema?
Poderá enviar para o email gepas14@caixa.gov.br o protocolo de transmissão (se foi via Sefip) , guia e o comprovante de pagamento da mesma. Isso serve tbm para as antecipações realizadas, que ainda não consta no sistema e extrato – Maaasss não é necessário, pois a Caixa deve providenciar em breve a baixa, mas se achar pertinente envia pro e-mail.
.
.
▫️8- Meu cliente pagou a parcela 1/6 e só entrou o valor para alguns empregados, o que fazer?
Não precisa fazer nada, a Caixa prioriza o depósito dos empregados mais antigos daquela competência , conforme for quitando as demais parcelas , os valores vão entrando para os empregados. O valor pago na primeira parcela não contempla todos os empregados – assim como as demais. Só aguardar a individualização que a Caixa irá fazer e ao final todos os empregados terão seus valores nas contas.
.
.
▫️9- Não consigo acessar o parcelamento com certificado eCPF/CEI, posso gerar a segunda parcela via Sefip?
A caixa ainda não passou essa orientação de recolher via Sefip a segunda parcela, é bem provável que logo eles resolvam essa pendência, já estão cientes dessa falha – vamos aguardar , novidades sobre isso eu retorno.
.
.
▫️10- Não consigo acessar o parcelamento com meu certificado, o que fazer?
1-Faça o teste com certificado do cliente, 2-Faça o teste com o certificado da empresa responsável pelo envio da GFIP (Ex: certificado da contabilidade), 3- Refaça a procuração
Se mesmo assim continuar sem acesso, enviar a pendência para o email gepas14@caixa.gov.br explicando a situação, e informando os dados da empresa (Como CNPJ, competências, etc)..
.
.
▫️11- Foi enviado o valor de R$ 120,00 para o empregado em determinada competência, mas na verdade o valor correto era de R$ 200,00. Como atualizar esse valor no parcelamento?
Não tem como atualizar valores, o parcelamento foi feito com as remunerações enviadas até dia 20/06. Sendo assim, o empregador deverá recolher a diferença via SEFIP na opção Remuneração Complementar com atualização dos encargos.
.
.
▫️12- Ao fazer a antecipação dos desligados, o sistema ainda está puxando o valor da competência 03/2020 que já foi paga – o que fazer?
Nesse caso, se já houve o recolhimento, poderá ir na opção de “Regularizar Parcelamento” para depois que der baixa, gerar as antecipações.
(Obs: Pra fazer esse procedimento , primeiramente deve CONFIRMAR que esse empregado entrou mesmo no pagamento da parcela 1/6)
.
.
▫️13- O que fazer quando o valor está a menor no parcelamento?
Verifica se o motivo não é o Décimo Terceiro que ainda não está sendo considerado , conforme explicação da pergunta 3. Faça a conferência dos empregados e valores que constam no extrato de Origem. Quando encontrar a diferença ,pode enviar a pendência para email gepas14@caixa.gov.br.
.
.
▫️14- Posso usar a opção de “Regularizar Parcelamento” para dar baixa na primeira parcela que ainda consta em aberto?
Pode para ajustar o saldo do parcelamento, mas não irá mudar o status da parcela – vai continuar vencida (nesse caso a orientação é aguardar o processamento ou enviar o comprovante para o email gepas14@caixa.gov.br).
.
.
▫️15- O valor da parcela está a menor ou maior, posso recolher mesmo assim?
Sim, depois terá os ajustes nas demais parcelas se no extrato de origem as informações estão corretas.
.
.
▫️16- Por que o saldo devedor do parcelamento está a menor, sendo que não foi paga a parcela emitida?
Provavelmente teve baixa de empregados desligados e com isso abate o valor.
.
.
▫️17- Até quando posso recolher a primeira parcela sem juros?
Até dia 31/07/2020 pode recolher via GRFGTS a primeira parcela sem juros. Caso já tenha sido paga a parcela 1/6 com juros – esse valor será compensado na terceira parcela
.
.
▫️18- Quando faço o Download dos relatórios, não consigo abrir o arquivo, o que fazer?
Após baixar o arquivo, deve renomear com a extensão “.CSV” no final

Tributanet Consultoria