A Receita Federal disponibilizou nesta quarta-feira (25) a versão 9.0.3 do Programa da Escrituração Contábil Digital (ECD) e a versão 8.0.4 do programa da Escrituração Contábil Fiscal.

Ambos os programas corrigem o erro de assinatura inválida ao recuperar a ECD anterior. O problema ocorria mesmo com o arquivo baixado diretamente do ReceitanetBX.

Além disso, as novas versões também trazem melhorias no desempenho do programa por ocasião da validação.

É importante destacar que a nova atualização também deve ser utilizada para transmissão de ECF referentes aos anos-calendários anteriores – leiautes 1 a 7 -, sejam elas originais ou retificadoras.

ECD versão 9.0.3

O programa validador da Escrituração Contábil Digital versão Java pode ser utilizado nos sistemas operacionais abaixo, desde que obedecidas as seguintes instruções:

1) A máquina virtual java (JVM) 1.7 ou superior, deve ser instalada.

A Máquina Virtual Java poderá ser baixada acessando o site http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp .

2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

A) Para Windows:

SPEDContabil-9.0.3-Win32.exe

B) Para Linux:

SPEDContabil_linux_x86-9.0.3.jar (32 bits)

SPEDContabil_linux_x64-9.0.3.jar (64 bits)

Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x SPEDContabil-9.0.3-Linux.jar” ou “chmod +x SPEDContabil_linux_x86-9.0.3.jar” ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

ECF versão 8.0.4

O programa validador da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) versão Java pode ser utilizado nos sistemas operacionais abaixo, desde que obedecidas as seguintes instruções:

1) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

A) Para Windows:

SpedEcf_w32-8.0.4.exe

B) Para Linux:

SpedEcf_linux_x86-8.0.4.jar (32 bits)

SpedEcf_linux_x64-8.0.4.jar (64 bits)

Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x SpedEcf_linux_x86-8.0.4.jar”, ou “chmod +x SpedEcf_linux_x64-8.0.4.jar” ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

Fonte: Portal Contábeis