Instituto já creditou abono anual para maioria dos beneficiários em abril e maio deste ano. Pagamentos vão começar no dia 25

Os aposentados, pensionistas e pessoas que começaram a receber benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de junho deste ano terão direito a receber o 13° salário em parcela única. Para esses beneficiários, os valores serão creditados na folha de novembro, em parcela única, junto com o pagamento do benefício mensal. No entanto, circulam em redes sociais e sites que “será lançada folha extra de 13° salário para quem recebeu no meio do ano”, “pagamento de 14° salário” e “13° salário para quem recebe BPC”. Essas informações não são verdadeiras.

Desde 2020, quando o INSS começou a creditar as parcelas do 13° no primeiro semestre do ano, o assunto tem originado notícias falsas (fake news), que surgem frequentemente nesta época do ano. O INSS explica que não há nenhuma previsão legal para esse tipo de pagamento e orienta cautela ao clicar em links com informações sobre o abono de Natal, ou suposta lista de beneficiários.

Calendário

O pagamento dos benefícios de novembro vai começar no dia 25 e vai até 6 de dezembro, variando de acordo com o final do benefício e se o valor é igual ou superior ao salário mínimo.

Também serão contemplados com o abono anual os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Na hipótese de fim de benefício programado para antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.

Pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiário de Renda Mensal Vitalícia, não recebem o 13° salário.

Fique de olho

Para quem ganha até um salário mínimo

Final do benefício Dia do crédito

1……………………………………….. 25/nov
2……………………………………….. 26/nov
3 ………………………………………. 27/nov
4 ………………………………………. 28/nov
5 ………………………………………..29/nov
6 ………………………………………. 01/dez
7 ………………………………………. 02/dez
8 ………………………………………. 03/dez
9 ………………………………………. 04/dez
0 ………………………………………. 05/dez

Para quem ganha acima do piso nacional

Final do benefício Dia do crédito

1 e 6 ………………………………….. 01/dez
2 e 7 ………………………………….. 03/dez
3 e 8 ………………………………….. 06/dez
4 e 9 ……………………………………07/dez
5 e 0 ………………………………….. 08/dez

Como consultar

Pelo site:

– Acesse www.meu.inss.gov.br
– Na página inicial, vá em “Entrar com gov.br”
– Depois, informe o CPF e clique em “Continuar”
– Na página seguinte, digite a senha e vá em “Entrar”
– Na página inicial, clique em “Extrato de Pagamento”
– No extrato estará informado o valor do pagamento mensal (código 101) e o valor do 13° salário é o código 104
– É possível gerar o PDF, clicando no final da página em “Baixar PDF”

Pelo aplicativo:

– Abra o aplicativo Meu INSS
– Clique em “Entrar com gov.br”
– Informe o CPF e vá em “Continuar”, depois, digite sua senha e vá em “Entrar”
– Na página inicial, vá em “Extrato de pagamento”
– No extrato do mês referente ao pagamento do 13° estará informado o valor do pagamento mensal (código 101) e o valor do 13° salário (código 104)
– É possível gerar o PDF, clicando no final da página em “Baixar PDF

Fonte: Portal INSS
https://www.gov.br/inss/pt-br/noticias/somente-quem-teve-beneficio-do-inss-iniciado-a-partir-de-junho-vai-receber-13o-salario-em-novembro

Tributanet Consultoria