E40-E46 Desnutrição

Nota:

O grau de desnutrição é usualmente medido em termo de peso, expresso em desvio-padrão da média na população de referência relevante. Quando uma ou mais medidas prévias são disponíveis, a falta de ganho de peso em crianças, ou a evidência de perda de peso em crianças ou adultos, é geralmente indicador de desnutrição. Quando somente uma medida é disponível, o diagnóstico se baseia em probabilidades e não é definitivo sem outros testes clínicos ou laboratoriais. Nas circunstâncias excepcionais em que não se dispõe de medidas de peso, deve-se confiar na evidência clínica.

Para valores observados abaixo da média do valor de referência, há uma alta probabilidade de desnutrição grave para um valor situado a mais que 3 desvios-padrão abaixo da média de uma distribuição da população de referência, uma alta probabilidade de desnutrição moderada para valores localizados entre 2 e menos do que 3 desvios-padrão abaixo desta média e uma alta probabilidade de desnutrição leve para valores observados localizados entre 1 e menos que 2 desvios-padrão abaixo desta média.

Exclui:

anemias nutricionais (D50-D53)

inanição (T73.0)

má-absorção intestinal (K90.-)

seqüelas de desnutrição protéico-calórica (E64.0)

“slim disease” (B22.2)

E40 Kwashiorkor

Desnutrição grave com edema nutricional e despigmentação da pele e do cabelo

Exclui:

kwashiorkor marasmático (E42)

E41 Marasmo nutricional

Desnutrição grave com marasmo

Exclui:

kwashiorkor marasmático (E42)

E42 Kwashiorkor marasmático

Desnutrição protéico-energética grave [como em E43]:

·    com sinais tanto de kwashiorkor quanto de marasmo

·    forma intermediária

E43 Desnutrição protéico-calórica grave não especificada

Perda de peso grave [emagrecimento] em crianças ou adultos, ou falta de ganho de peso em crianças conduzindo a um peso que está, pelo menos 3 desvios-padrão abaixo da média para a população de referência (ou uma perda similar expressa por outras abordagens estatísticas). Quando somente uma medida é disponível, há uma alta probabilidade de desnutrição protéico-calórica grave quando o peso observado for de 3 ou mais desvios-padrão abaixo do valor esperado para uma população de referência.

Edema de inanição

E44 Desnutrição protéico-calórica de graus moderado e leve

E44.0 Desnutrição protéico-calórica moderada

Perda de peso, em crianças ou adultos, ou falta de ganho de peso em crianças, conduzindo a um peso observado de 2 ou mais, mas menos do que 3, desvios-padrão abaixo da média para uma população de referência (ou uma perda similar expressa através de outras abordagens estatísticas).

Quando se dispõe somente de uma medida de peso, há uma alta probabilidade de desnutrição protéico-calórica moderada quando o peso observado é de 2 e de menos do que 3 desvios-padrão abaixo da média de uma população de referência.

E44.1 Desnutrição protéico-calórica leve

Perda de peso em crianças e adultos, ou falta de ganho de peso em crianças, conduzindo a um peso que é de 1 ou mais, mas menos do que 2 desvios-padrão abaixo da média para uma população de referência (ou uma perda similar expressa através de outras abordagens estatísticas). Quando se dispõe somente de uma medida de peso, há uma alta probabilidade de desnutrição protéico-calórica leve quando o peso observado for maior do que 1 e menor do que 2 desvios-padrão abaixo da média da distribuição de uma população de referência.

E45 Atraso do desenvolvimento devido à desnutrição protéico-calórica

Estatura baixa nutricional

Raquitismo nutricional

Retardo físico devido à desnutrição

E46 Desnutrição protéico-calórica não especificada

Desequilíbrio protéico-energético SOE

Desnutrição SOE