Este agrupamento compreende uma série de transtornos mentais reunidos tendo em comum uma etiologia demonstrável tal como doença ou lesão cerebral ou outro comprometimento que leva à disfunção cerebral. A disfunção pode ser primária, como em doenças, lesões e comprometimentos que afetam o cérebro de maneira direta e seletiva; ou secundária, como em doenças e transtornos sistêmicos que atacam o cérebro apenas como um dos múltiplos órgãos ou sistemas orgânicos envolvidos.
A demência (F00-F03) é uma síndrome devida a uma doença cerebral, usualmente de natureza crônica ou progressiva, na qual há comprometimento de numerosas funções corticais superiores, tais como a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, o cálculo, a capacidade de aprendizagem, a linguagem e o julgamento. A síndrome não se acompanha de uma obnubilação da consciência. O comprometimento das funções cognitivas se acompanha habitualmente e é por vezes precedida por uma deterioração do controle emocional, do comportamento social ou da motivação. A síndrome ocorre na doença de Alzheimer, em doenças cerebrovasculares e em outras afecções que atingem primária ou secundariamente o cérebro.
Usar código adicional, se necessário, para identificar a doença subjacente.
F00* Demência na doença de Alzheimer (G30.-†)
A doença de Alzheimer é uma doença cerebral degenerativa primária de etiologia desconhecida com aspectos neuropatológicos e neuroquímicos característicos. O transtorno é usualmente insidioso no início e se desenvolve lenta mas continuamente durante um período de vários anos.
F00.0* Demência na doença de Alzheimer de início precoce (G30.0†)
Demência na doença de Alzheimer com início antes da idade de 65 anos, com um curso de deterioração relativamente rápido e com transtornos múltiplos e marcantes das funções corticais superiores.
Demência degenerativa primária do tipo Alzheimer, de início pré-senil
Demência pré-senil, tipo Alzheimer
Doença de Alzheimer, tipo 2
F00.1* Demência na doença de Alzheimer de início tardio (G30.1†)
Demência na doença de Alzheimer com início após a idade de 65 anos, e usualmente ao fim do oitavo decênio (70-79 anos) ou após esta idade; evolui lentamente e se caracteriza essencialmente por uma deterioração da memória.
Demência degenerativa primária do tipo Alzheimer, de início na senilidade
Demência senil do tipo Alzheimer
Doença de Alzheimer, tipo 1
F00.2* Demência na doença de Alzheimer, forma atípica ou mista (G30.8†)
Demência atípica do tipo Alzheimer
F00.9* Demência não especificada na doença de Alzheimer (G30.9†)
A demência vascular é o resultado do infarto cerebral devido à doença vascular, inclusive a doença cerebrovascular hipertensiva. Os infartos são usualmente pequenos mas cumulativos em seus efeitos. O seu início se dá em geral na idade avançada.
Inclui:
demência arteriosclerótica
F01.0 Demência vascular de início agudo
Desenvolve-se usual e rapidamente em seguida a uma sucessão de acidentes vasculares cerebrais por trombose, embolia ou hemorragia. Em casos raros, a causa pode ser um infarto único e extenso.
F01.1 Demência por infartos múltiplos
Demência vascular de início gradual, que se segue a numerosos episódios isquêmicos transitórios que produzem um acúmulo de infartos no parênquima cerebral.
Demência predominantemente cortical
F01.2 Demência vascular subcortical
Demência vascular que ocorre no contexto de antecedentes de hipertensão arterial e focos de destruição isquêmica na substância branca profunda dos hemisférios cerebrais. O córtex cerebral está usualmente preservado, fato este que contrasta com o quadro clínico que pode se assemelhar de perto á demência da doença de Alzheimer.
F01.3 Demência vascular mista, cortical e subcortical
F01.8 Outra demência vascular
F01.9 Demência vascular não especificada
F02* Demência em outras doenças classificadas em outra parte
Casos de demência devida a, ou presumivelmente devida a, outras causas que não a doença de Alzheimer ou doença cerebrovascular. O início pode ocorrer em qualquer época na vida, embora raramente na idade avançada.
F02.0* Demência da doença de Pick (G31.0†)
Demência progressiva, com início na meia idade, caracterizada por alterações do caráter precoces de curso lentamente progressivo e de deterioração social, seguindo-se prejuízo das funções intelectuais, da memória e da linguagem, acompanhadas de apatia, euforia e, ocasionalmente, de sintomas extrapiramidais.
F02.1* Demência na doença de Creutzfeldt-Jakob (A81.0†)
Demência de evolução progressiva, com extensos sinais neurológicos, decorrentes de alterações neuropatológicas específicas presumivelmente causadas por um agente transmissível. O início se dá na idade madura ou posteriormente, mas pode ocorrer em qualquer fase da idade adulta. O curso é subagudo, conduzindo à morte em um ou dois anos.
F02.2* Demência na doença de Huntington (G10†)
Demência que ocorre como parte de uma degeneração cerebral difusa. O transtorno é transmitido por um único gene autossômico dominante. Os sintomas surgem tipicamente na terceira e quarta décadas. A progressão é lenta, conduzido à morte usualmente em 10 a 15 anos.
Demência na coréia de Huntington
F02.3* Demência na doença de Parkinson (G20†)
Demência que se desenvolve no curso de doença de Parkinson estabelecida. Não se demonstraram ainda quaisquer características clínicas distintas particulares.
Demência (na) (no):
· paralisia agitante
· parkinsonismo
F02.4* Demência na doença pelo vírus da imunodeficiência humana [HIV] (B22.0†)
Demência que se desenvolve no curso da doença pelo HIV, na ausência de qualquer outra doença ou infecção concomitante que pudesse explicar a presença das características clínicas.
F02.8* Demência em outras doenças especificadas classificadas em outra parte
Demência (na) (no) (nos):
· deficiência de:
· niacina [pelagra] (E52†)
· vitamina B12 (E53.8†)
· degeneração hepatolenticular (E83.0†)
· epilepsia (G40.-†)
· esclerose múltipla (G35†)
· hipercalcemia (E83.5†)
· hipotireoidismo adquirido (E01.-†, E03.-†)
· intoxicações (T36-T65†)
· lipidose cerebral (E75.-†)
· lúpus eritematoso sistêmico (M32.-†)
· neurossífilis (A52.1†)
· poliarterite nodosa (M30.0†)
· tripanossomíase (B56.-†, B57.-†)
Demência:
· degenerativa primária SOE
· pré-senil SOE
· senil:
· SOE
· forma depressiva ou paranóide SOE
Psicose:
· pré-senil SOE
· senil SOE
Exclui:
demência senil com delirium ou estado confusional agudo (F05.1)
senilidade SOE (R54)
F04 Síndrome amnésica orgânica não induzida pelo álcool ou por outras substâncias psicoativas
Síndrome dominada por um comprometimento importante das memórias recente e remota, ao passo que a memória imediata permanece preservada com habilidade reduzida para aprendizagem e uma desorientação temporal. A confabulação pode ser uma característica importante, mas a percepção e as outras funções cognitivas, dentre elas a inteligência, estão habitualmente intactas. O prognóstico depende da evolução da lesão subjacente.
Psicose ou síndrome de Korsakov, não-alcoólica
Exclui:
amnésia:
· SOE (R41.3)
· anterógrada (R41.1)
· dissociativa (F44.0)
· retrógrada (R41.2)
síndrome de Korsakov:
· induzida pelo álcool ou não especificada (F10.6)
· induzida por outras substâncias psicoativas (F11-F19 com quarto caractere comum .6)
F05 Delirium não induzido pelo álcool ou por outras substâncias psicoativas
Síndrome cerebral orgânica sem etiologia específica caracterizada pela presença simultânea de perturbações da consciência e da atenção, da percepção, do pensamento, da memória, do comportamento psicomotor, das emoções e do ritmo vigília-sono. A duração é variável e a gravidade varia de formas leves a formas muito graves.
Inclui:
estado confusional (não-alcoólico) |
ü |
|
psicose infecciosa |
ï |
|
reação orgânica |
î |
aguda(o) ou sub-aguda(o) |
síndrome: |
ì |
|
· cerebral |
ï |
|
· psicoorgânica |
þ |
|
Exclui:
delirium tremens induzido pelo álcool ou não especificado (F10.4)
F05.0 Delirium não superposto a uma demência, assim descrito
F05.1 Delirium superposto a uma demência
Afecções que satisfazem os critérios acima mas sobrevindo no curso de uma demência (F00-F03).
F05.8 Outro delirium
Delirium de etiologia mista
F05.9 Delirium não especificado
F06 Outros transtornos mentais devidos a lesão e disfunção cerebral e a doença física
Inclui diversas afecções superpostas a um transtorno cerebral devido a uma doença cerebral primária, a uma doença sistêmica que acomete secundariamente o cérebro, a substâncias tóxicas ou hormônios exógenos, a transtornos endócrinos ou a outras doenças somáticas.
Exclui:
associados com:
· delirium (F05.-)
· demência, como classificado em F00-F03
decorrentes do uso de álcool e de outras substâncias psicoativas (F10-F19)
F06.0 Alucinose orgânica
Transtorno caracterizado por alucinações persistentes ou recorrentes, habitualmente visuais ou auditivas, na ausência de uma obnubilação da consciência, e que o sujeito pode ou não reconhecer como tais. As alucinações podem dar origem a uma elaboração delirante, mas as idéias delirantes não estão no primeiro plano; a autocrítica pode estar preservada.
Estado alucinatório orgânico (não-alcoólico)
Exclui:
alucinose alcoólica (F10.5)
esquizofrenia (F20.-)
F06.1 Estado catatônico orgânico
Transtorno caracterizado por uma diminuição (estupor) ou um aumento (agitação) da atividade psicomotora e por sintomas catatônicos. Os dois pólos da perturbação psicomotora podem se alternar.
Exclui:
esquizofrenia catatônica (F20.2)
estupor:
· SOE (R40.1)
· dissociativo (F44.2)
F06.2 Transtorno delirante orgânico [tipo esquizofrênico]
Transtorno caracterizado pela presença dominante no quadro clínico de idéias delirantes persistentes ou recorrentes. As idéias delirantes podem ser acompanhadas de alucinações. Certas características sugestivas de esquizofrenia, tais como alucinações bizarras ou transtornos do pensamento, podem estar presentes.
Estados paranóides e estados paranóides e alucinatórios de origem orgânica
Psicose de tipo esquizofrênico na epilepsia
Exclui:
esquizofrenia (F20.-)
transtornos:
· delirantes persistentes (F22.-)
· psicótico(s):
· agudo e transitório (F23.-)
· induzidos por drogas (F11-F19 com quarto caractere comum .5)
F06.3 Transtornos do humor [afetivos] orgânicos
Transtornos caracterizados por alteração do humor ou do afeto, habitualmente acompanhados de uma alteração do nível global da atividade, transtornos depressivos, hipomaníacos, maníacos ou bipolares (ver F30-F38), mas provocados por um transtorno orgânico.
Exclui:
transtornos do humor, não-orgânicos ou não especificados (F30-F39)
F06.4 Transtornos da ansiedade orgânicos
Transtorno caracterizado pela presença das características descritivas essenciais de uma ansiedade generalizada (F41.1), de um transtorno de pânico (F41.0) ou de uma combinação de ambas, mas provocada por um transtorno orgânico.
Exclui:
transtornos da ansiedade não-orgânicos ou não especificados (F41.-)
F06.5 Transtorno dissociativo orgânico
Transtorno caracterizado por uma perda parcial ou completa da integração normal entre as memórias do passado, a consciência da identidade e as sensações imediatas e o controle dos movimentos corpóreos (ver F44.-), mas provocado por um transtorno orgânico.
Exclui:
transtornos dissociativos [de conversão], não-orgânicos ou não especificados (F44.-)
F06.6 Transtorno de labilidade emocional [astênico] orgânico
Transtorno caracterizado por uma incontinência ou labilidade emocional, uma fatigabilidade e por diversas sensações físicas desagradáveis (por exemplo, vertigens) e por dores, mas provocado por um transtorno orgânico.
Exclui:
transtornos somatoformes, não-orgânicos ou não especificados (F45.-)
F06.7 Transtorno cognitivo leve
Transtorno caracterizado por uma alteração da memória, por dificuldades de aprendizado e por uma redução da capacidade de concentrar-se numa tarefa além de breves períodos. Ocorre freqüentemente uma forte sensação de fadiga mental quando tenta executar tarefas mentais e um aprendizado novo é percebido ser subjetivamente difícil mesmo se objetivamente bem realizado. Nenhum desses sintomas é de tal gravidade que possa conduzir ao diagnóstico quer de demência (F00-F03) quer de delirium (F05.-). Este diagnóstico deverá ser feito apenas quando houver uma associação com um transtorno físico especificado e não deverá ser feito caso haja presença de qualquer transtorno mental ou de comportamento classificados em F10-F99. O transtorno pode preceder, acompanhar ou seguir-se a uma ampla variedade de infecções e de transtornos físicos, tanto cerebrais como sistêmicos, entretanto não havendo a necessidade de evidência direta de comprometimento cerebral. O diagnóstico diferencial com a síndrome pós-encefalítica (F07.1) e com a síndrome pós-traumática (F07.2) é feita com base na sua etiologia diferente, na restrição maior da amplitude dos sintomas geralmente mais leves e freqüentemente na menor duração.
F06.8 Outros transtornos mentais especificados devidos a uma lesão e disfunção cerebral e a uma doença física
Psicose epiléptica SOE
F06.9 Transtorno mental não especificado devido a uma lesão e disfunção cerebral e a uma doença física
Síndrome cerebral orgânica SOE
Transtorno mental orgânico SOE
F07 Transtornos de personalidade e do comportamento devidos a doença, a lesão e a disfunção cerebral
Alteração da personalidade e do comportamento que poderia constituir um transtorno residual ou concomitante de uma doença, uma lesão, ou uma disfunção cerebral.
F07.0 Transtorno orgânico da personalidade
Transtorno caracterizado por uma alteração significativa dos modos de comportamento que eram habituais ao sujeito antes do advento da doença; as perturbações concernem em particular à expressão das emoções, das necessidades e dos impulsos. O quadro clínico pode, além disto, comportar uma alteração das funções cognitivas, do pensamento e da sexualidade.
Estado pós-leucotomia orgânica
Personalidade pseudopsicopática |
î |
orgânica |
Pseudodebilidade |
ì |
|
Psicossíndrome da epilepsia do sistema límbico
Síndrome (dos):
· frontal
· lobotomizados
· pós-leucotomia
Exclui:
alterações duradouras da personalidade após:
· doenças psiquiátricas (F62.1)
· experiência catastrófica (F62.0)
síndrome:
· pós-encefalítica (F07.1)
· pós-traumática (F07.2)
transtorno específico da personalidade (F60.-)
F07.1 Síndrome pós-encefalítica
Alteração residual do comportamento, não específica e variável, após cura de uma encefalite viral ou bacteriana. A principal diferença entre esta síndrome e os transtornos orgânicos da personalidade é que a mesma é reversível.
Exclui:
transtorno orgânico da personalidade (F07.0)
F07.2 Síndrome pós-traumática
Síndrome que ocorre seguindo-se a um traumatismo craniano (habitualmente de gravidade suficiente para provocar a perda da consciência) e que comporta um grande número de sintomas tais como cefaléia, vertigens, fadiga, irritabilidade, dificuldades de concentração, dificuldades de realizar tarefas mentais, alteração da memória, insônia, diminuição da tolerância ao “stress”, às emoções ou ao álcool.
Síndrome:
· cerebral pós-traumática não-psicótica
· pós-traumática (encefalopatia)
F07.8 Outros transtornos orgânicos da personalidade e do comportamento devidos a doença cerebral, lesão e disfunção
Transtorno afetivo orgânico do hemisfério direito
F07.9 Transtorno orgânico não especificado da personalidade e do comportamento devido a doença cerebral, lesão e disfunção
Psicossíndrome orgânica
F09 Transtorno mental orgânico ou sintomático não especificado
Psicose:
· orgânica SOE
· sintomática SOE
Exclui:
psicose SOE (F29)